Evangelho segundo São João 16,20-23a

Evangelho segundo São João 16,20-23a


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria.
A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu à luz um filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo.
Também vós agora estais tristes; mas Eu hei de ver-vos de novo e o vosso coração se alegrará e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
Nesse dia, não Me fareis nenhuma pergunta».
Palavra da salvação

REFLEXÃO DO EVANGELHO

João Carpátio (século VII) monge e bispo
Cartas aos monges da Índia

«A vossa tristeza converter-se-á em alegria»

De que nos serve cair na aflição, a nós que não cessamos de rezar e de cantar, se aqueles que não rezam nem velam estão cheios de alegria, rejubilam, prosperam e passam com todo o à-vontade por esta vida? Como diz o profeta: «Eis que se construíram casas estrangeiras e vemo-las felizes»; e acrescenta: «Tais são as coisas que os servos de Deus denunciavam» (Mal 3,15-16,LXX), eles que sabem.
Temos de perceber, contudo, que aqueles que são afligidos, aqueles que são duramente atormentados, aqueles que, por tantas provas, trazem em si o testemunho do seu Mestre, nada sofrem que possa surpreendê-los. Pois eles ouviram anunciar no Evangelho: «Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará». Mais um pouco, porém, e Eu visitar-vos-ei através do Consolador, dissiparei o vosso desânimo, reanimar-vos-ei com o pensamento da vida e do repouso celestes, e com as doces lágrimas que vos faltaram nos poucos dias em que fostes tentados. Dar-vos-ei o seio da minha graça, como a mãe dá o seio ao bebé que chora. A vós, que ficastes esgotados com os combates, fortificar-vos-ei pelo poder do alto. A vós, que fostes cobertos de amargura, cumular-vos-ei de doçura, como Jeremias afirma nas Lamentações, quando fala da Jerusalém oculta em ti. Virei ver-vos, e o vosso coração rejubilará com esta visita secreta. A vossa aflição será mudada em alegria e ninguém poderá tirar-vos essa alegria.