O que é o Ministro da Eucaristia?

O que é o Ministro da Eucaristia?


Ministro da Eucaristia é um membro da comunidade que atua no auxílio de atividades das paróquia, mas especialmente durante a Comunhão.

A expressão adequada é Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. “Extraordinário” porque quem atua de forma ordinária na distribuição da Comunhão é o Padre e o Bispo. O Ministro auxilia os dois nesta atividade. Por isso, muitas vezes sua atuação possui um período de tempo definido.

O auxílio do Ministro da Eucaristia na distribuição da Comunhão não se resume apenas ao ambiente interno da Igreja, pelo contrário: em muitas das vezes o Ministro atua especialmente levando a comunhão consagrada para fiéis que, por algum motivo excepcional, de saúde ou idade, não podem comparecer à Igreja.

Com isso, o Ministro da Eucaristia se torna uma pessoa ativa dentro da comunidade, conhecendo seus membros mais necessitados e podendo levar a Santa Eucaristia, uma palavra amiga, orações e manter sempre um elo da pessoa com sua comunidade.

Dentro da Igreja, os Ministros da Eucaristia também atuam preparando o sacrário, recebendo os fiéis, entregando boletins e fazendo uma contagem prévia para preparar o sacramento da Comunhão, de forma que nenhuma óstia sacramentada falte ou seja desperdiçada

Como se tornar Ministro da Eucaristia

Para ser Ministro da Eucaristia, você deve responder a um chamado de sua comunidade. É o pároco quem faz a convocação de seus ministros, guiado por critérios nobres, como sua devoção à Igreja e sua comunidade, sua boa conduta, seu conhecimento doutrinário, sua capacidade de se comunicar com todos os membros, se é uma pessoa benquista, se segue com firmeza e propósito os princípios da Santa Igreja.

Além disso, para se tornar um Ministro é essencial já ter recebido os três sacramentos – do batismo, da crisma e da primeira comunhão –, estar casado(a) pela Igreja, levar uma união que siga os preceitos da Igreja e ter o apoio da família.

O código do Ministro de Eucaristia

Para ser consagrado Ministro da Eucaristia, a pessoa escolhida precisa passar por um período de preparo e instrumentalização para sua atuação, fazendo importantes leituras, se preparando para conhecer o convívio de sua paróquia e agir de maneira ativa.

Todo Ministro deve ter e manter uma conduta idônea, ter a cultura e a doutrina católica, sendo capaz de se comunicar com todos os membros de sua comunidade. Durante sua atuação, o Ministro traja sempre um terno na cor creme, calça ou saia sociais na cor preta e sapatos sociais pretos.

É importante que o Ministro disponha de mobilidade para promover suas visitas, e que tenha um bom canal de comunicação junto às famílias, que seja transparente com o pároco e seja confidente com todas as pessoas que necessitam de auxílio.

É importante que o Ministro conheça bem todos os ritos da Liturgia católica, e tenha boa disposição para participar e, mais do que isso, ser uma pessoa que anima a sua comunidade com mansidão e abertura para o diálogo.

A missão do Ministro da Eucaristia é algo muito nobre, um leigo que se torna um servidor e emissário da palavra de Cristo e que arrebanha todos os membros para o seio da Igreja, para que se sintam sempre acolhidos, não importa onde estejam.

Para desempenhar esta tarefa, é muito importante que jamais perca a sua humildade junto da comunidade e siga firme na sua missão de servir, se tornando cada dia mais nobre e disposto a oferecer seu amor e sua boa vontade sempre que requisitado.

Como emissário nesta jornada, é de boa vontade que o Ministro leve sempre a palavra e o nome de sua comunidade, falando, convidando com amor e utilizando camisetas customizadas de Ministro da Eucaristia para mostrar sua devoção e atuação assertiva.